Se Lula e Mujica não conversaram sobre corrupção, conversaram sobre o quê?
Pergunta: Como o Lula e o José Mujica se sairam desse debate iniciado com a “inconfidência” feita pelo ex-presidente do Uruguai sobre determinada confissão de Lula, que pode ser conectada com o mensalão?
Resposta: Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, saiu-se muito mal quando apressou-se a desmentir a informação de que Lula teria comentado o mensalão numa conversa pessoal com ele.
Ocorre que essa informação consta no livro de dois jornalistas da revista Busqueda. A revista fez uma resenha citando explicitamente o mensalão, e a conversa ocorreu no ano de 2010, quando o mensalão estava em plena voga. Ou seja, se Lula e Mujica não conversaram sobre o mensalão em 2010, conversaram sobre o quê? Sobre o jogo do Corinthians com o Penharol, que não houve? Pelo amor de Deus.
Agora, de qualquer maneira o Mujica ficou muito mal por que desautorizou os autores e disse que o livro não é dele, é dos outros. Essa é uma questão. Mas o que eu acho mais grave não é isso.
É que o Instituto Lula correu para desmentir a notícia de que havia qualquer referência ao mensalão, esquecendo a frase que foi mantida pelo Lula, que não desmentiu; pelo Mujica, que não corrigiu, e que está valendo, que é a que é: “não é possível governar o Brasil sem atender a chantagens e nem corromper pessoas, executivos de empresas e políticos”.
Bom, aí é o seguinte: o mensalão seria muito grave, mas essa frase é muito mais grave. No momento em que o Brasil se debate numa crise moral, terrível, causada por um roubo na Petrobras que praticamente torna inviável a maior empresa estatal no Brasil que o PT diz defender, é um absurdo que o presidente da República tenha confidênciado ao seu colega e admirador uruguaio que só se governa no Brasil corrompendo.
Primeiro, isso não é verdade. Pode ser até que haja muita corrupção no Brasil, há muito tempo, mas essa prática, com os valores que foram transferidos dos cofres públicos para os bolsos dos ladrões.. Isso é tudo coisa recente. E a frase é gravíssima. E eu não me lembro de ter visto o Lula, algum petista e o Instituto Lula desmentirem.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.