Sérgio Moro é um ídolo
Pergunta: Será que tem algum fundamento essa reportagem da revista Veja de que grampos, chantagens e outros tipos de pressão podem estar sendo feitos pelo governo para prejudicar a investigação da Operaçao Lava Jato?
Resposta: A revista Veja desta semana está dando na capa que existe uma operação para sabotar, por negligência ou por más intenções, a Operação Lava Jato. A Veja explica a existência de forças em jogo que podem minar o trabalho anticorrupção do juiz Sérgio Moro. Esse assunto não é novo.
Primeiro, o Claudio Tognolli há bastante tempo advertiu para o fato de que a presidente Dilma Rousseff estava privilegiando determinados setores da Polícia Federal, criando inclusive atrito com o Ministério Público Federal para dificultar as investigações da Lava Jato.
A verdade é que é, primeiro é uma coisa antirrepublicana; segundo, desmente aquela mentira de que ela tem feito o possível para ajudar a Operação Lava Jato.
Ela até insinuou, e mais do que insinuou, deixou claro que só está havendo essa investigação toda sobre corrupção porque houve uma interferência direta dela através do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Pois bem, eu cheguei a comentar aqui na Pan essa confusão criada na PF, e depois disso realmente houve um atrito entre a PF e o MPF.
Ou seja, os objetivos teriam sido alcançados. Mas, na semana passada, o STF deu ganho de causa à famosa ação para que se decidissem quais eram os papéis do MP e da Polícia. As duas instituições saíram comemorando. O que eu tenho a dizer é o seguinte: Sérgio Moro é um ídolo.
Eu testemunhei pessoalmente, na Livraria Cultura, uma explosão de paixão da multidão em torno do nome dele. Mexer com a atividade do juiz Sérgio Moro não é uma coisa muito inteligente. Mas ninguém está aqui para elogiar a inteligência de José Eduardo Cardozo, que nunca foi propriamente uma pessoa superdotada.
De qualquer maneira, o governo está dando sinais de que manda mesmo, e que pouco está ligando para as consequências nefastas para a credibilidade e a popularidade da presidenta. Nós temos que esperar para ver que tipo de consequências isso vai ter na Operação Lava Jato. Só depois saberemos se o Claudio Tognoli, a Veja e eu estamos certos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.