Sinta-se confiante para andar de bike na ciclovia ou ciclofaixa
Olá! A dica de hoje é sobre como se sentir CONFIANTE e poder curtir o pedal na ciclofaixa ou ciclovia.
Mas primeiro, vamos esclarecer a diferença entre esses dois espaços!
A CICLOFAIXA é uma pista destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica – que é o que temos espalhado por São Paulo em domingos e feriados, por exemplo.
A CICLOVIA também é uma pista destinada à circulação de ciclos, mas ela é separada fisicamente do tráfego comum. Um exemplo de ciclovia é a que temos ao lado da Marginal Pinheiros e na Avenida Faria Lima, ambas também em São Paulo.
Dito isso, vamos às dicas pra que você desfrute do seu pedal com segurança e confiança:
PRIMEIRA DICA – Nunca abra mãos dos equipamentos de segurança, PRINCIPALMENTE do CAPACETE. Não é porque estamos em um ambiente mais controlado que estamos livres de queda. Lembre-se que ao cair de bike, é comum bater a cabeça, e consequentemente o tombo mais bobo pode causar um sério traumatismo craniano.
SEGUNDA DICA – Ocupe o seu lugar na via sem medo de ser feliz, mas preste atenção nos sons e nos movimentos de quem está ao seu redor para se posicionar de maneira segura. Um bom ciclista tem boa visão periférica e está sempre alerta com tudo o que acontece por perto.
TERCEIRA DICA – Olhe sempre para onde você quer ir, e não para o chão a sua frente. O que determina a direção da bike, é o seu olhar. Isso também irá te ajudar a andar em linha reta, o que é fundamental para evitar acidentes.
QUARTA DICA – Por último, sempre sinalize se for parar, virar ou se houver algum perigo a sua frente. A sinalização pode ser feita com os braços, ou falando alto para que quem estiver atrás possa se preparar.
Nunca pare bruscamente ou cruze para o outro lado da faixa sem sinalizar. Ah, vale lembrar que ciclista segue a mesma regra que carros, portanto não ande na contra-mão e respeite o pedestre. Combinado?
Vamos pedalar?
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.