Sobre feriados, cotas, minorias e maiorias
Segundo HolidayFernando Holiday - Agência Brasil
Maiorias e minorias. O vereador paulista Fernando Holiday se manifestou contra o feriado da Consciência Negra e também pelo fim do sistema de cotas nas universidades. Por isso mesmo, o vereador tem sido fortemente criticado.
Um detalhe: Fernando Holiday é um jovem de origem humilde, negro e homossexual.
Concordo com Fernando com relação ao feriado. No Brasil existe um excesso de feriados, o que só prejudica a produção, o emprego e a educação. Somos um País em dificuldades, com enormes carências, onde a atividade produtiva e o estudo ficam sempre em segundo plano. Portanto, quanto menos feriado tiver, melhor.
Quanto à política de cotas, também estou de acordo com Holiday. Fico pensando: no Brasil, quem nasce branco e pobre está definitivamente ferrado. Discutir diferenças de cor de pele ou qualquer outra característica individual em pleno século XXI é de um atraso assustador. Essas políticas racialistas só servem para aprofundar o preconceito racial e a divisão dentro da sociedade brasileira. Essa sociedade que é mestiça como sua característica dominante. Mais uma vez é o perigoso discurso do “nós” contra “eles”.
Sou favorável a uma sociedade meritocrática que garanta igualdade e oportunidades para todos independente de suas características físicas ou culturais.
Curiosamente, as nossas verdadeiras minorias são maiorias. São milhões de brasileiros que vivem nas favelas e periferias sem emprego, sem segurança, sem saúde e sem educanão.Essas “minorias” não tem quem as defenda.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.