Temos um governo fraco e uma oposição incompetente
Pergunta: Quem você acha que deve sair mais preocupado das manifestações deste domingo, 12 de abril? O governo ou a oposição?
Resposta: Não houve tanta gente nas grandes manifestações, principalmente de SP e do RJ, neste domingo 12 de abril, quanto houve no 15 de março. Em compensação, mais estados e mais cidades fizeram manifestações neste domingo do que na manifestação de quase um mês antes. Quem saiu ganhando com isso?
O governo comemora por que acha que houve uma desmobilização da massa, esquecendo que as manifestações do PT, em ambas as ocasiões, feitas para diminuir o impacto das manifestações contra Dilma, fracassaram redondamente duas vezes, de forma mais clara agora mais recentemente. De qualquer maneira, ninguém pode comemorar.
É um absurdo o governo estar achando que o povo se desmobilizou, por que o povo foi a rua em muitas cidades, manifestando a mesma insatisfação de sempre; uma insatisfação bastante justa por parte da população. A oposição também não pode comemorar nada por que não levou nenhuma vantagem nisto tudo e o movimento continua apartidário. E como alertou o historiador José Murilo de Carvalho, da ABL, em entrevista ao Jornal Estado de S. Paulo: “movimentos não têm futuro sem partidos”.
E outro alerta que fez igual ao todo, os bestializados, o RJ e a república que não foi, é que a oposição é oportunista. Ela tenta se aproveitar daquela história da Dilma Sangrando, do governo se esfacelando, mas até agora não apresentou uma agenda, um programa de governo. Nós sabemos que Dilma renunciou parte de seu poder, entregando a economia para um ex membro do 2º escalão de seu adversário Aécio, e a política para o aliado Michel Temmer e o partido PMDB, mas ela ainda governa.
Dificilmente se pode falar num clima para impeachment, o que é uma coisa bastante estranha por que 63% da população acha que ela devia ser impedida, mas grande maioria acha que não será, como eu também acho.
Então, a verdade é essa: nós temos um governo fraco e que perde poder, e uma oposição oportunista, incompetente, que não apresenta um plano de poder. E o povo vai pra rua, mas é claro que não pode ir com o mesmo ímpeto que antes por que não encontra respaldo nem no governo e nem na oposição.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.