Torço para que Genoino tenha vida longa

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2014 15h26

Reinaldo, o STF determinou que José Genoíno volte a cumprir pena na prisão, em regime semiaberto. Como reagirão os petistas?

Pois é, vamos ver. Na verdade foi a instituição STF que decidiu devolver José Genoino para a prisão. Como ficará em regime semiaberto logo vai arrumar um emprego, poderia ser auxiliar de Delúbio Soares na CUT, por exemplo e deixar a cadeia para trabalhar. Vai haver uma chiadeira danada entre os petistas que decidirão que Genoino é seu mártir oficial.

A Justiça tem que tomar decisões com base em laudos técnicos, não tem de ceder ao alarido e à pressão das ruas. Sucessivos exames médicos demonstraram que a patologia cardíaca do ex-deputado não é incompatível com a sua presença na cadeia. De resto insisto, em breve ele estará apenas dormindo na prisão.

Desde Novembro, quando se entregou à Polícia Federal com os demais mensaleiros condenados para começar a cumprir pena, Genoino pleiteia a prisão domiciliar definitiva. Ele chegou a ser levado para a Papuda, mas passou mal e conseguiu o aval de Barbosa para cumprir pena provisoriamente em casa até a conclusão das perícias médicas.

O ex-deputado alega que possui problemas cardíacos e necessita de cuidados especiais. Embora sucessivos laudos médicos, elaborados por cardiologistas, tenham atestado que sua cardiopatia não é grave. O mais recente foi anexado ao processo do mensalão na última segunda-feira e aponta que o petista apresenta “quadro clínico plenamente estabilizado”.

A recente avaliação médica foi assinada por quatro profissionais do Hospital Universitário de Brasília. Diz o laudo: “Como anteriormente, Genoino encontrava-se em pleno gozo de suas faculdades mentais, que se mostraram normais, exceto por certo grau de ansiedade. E em ótimo aspecto físico, deambulando normalmente, sem restrições, e em boas condições clínicas aparentes. Não apresenta qualquer queixa clínica”. Torço para que Genoino tenha vida longa.

Também conversei com especialistas, são unânimes em dizer que o risco de ele ter um evento cardíaco fatal é o mesmo da larguíssima maioria das pessoas. Logo, nada disso no entanto, vai conter a turba. No fim das contas, há quem esteja feliz entre os petistas, ultimamente o PT anda com falta de heróis, sobram é vilões por lá.