Tortura nos presídios é uma vergonha para os brasileiros
Pergunta: O governo brasileiro está tomando providências em dia para cumprir a medida recomendada pela ONU de acabar e combater a tortura nos presídios?
Resposta: Um ano e meio depois de sancionar a lei que criou o mecanismo nacional de prevenção e combate à tortura, com prerrogativo para fazer inspeções em lugares de privação de liberdade sem aviso prévio, o governo acaba de nomear os peritos independentes que integram o grupo que vai fazer essa perícia pelos presídios do Brasil.
A nomeação só ocorreu depois que o Subcomitê de prevenção das torturas das Nações Unidas anunciou que faria uma visita ao Brasil para verificar se as recomendações feitas na última passagem do órgão pelo país, em 2011, estão sendo cumpridas.
O monitoramento foi adiado; o governo brasileiro pediu que só fosse feito em outubro e assinou uma das manifestações de incompetência, de incúria e sobretudo de mentira desse governo. A chefe do governo, a Sra. Dilma Rousseff, vive batendo a língua por aí de que foi torturada. “Tortura nunca mais”.
Mas isso só vale para ela e para os garotos de classe média que tentaram derrubar a ditadura com armas na mão e cometendo o crime de lesa governo. E não defendendo a democracia, mas uma ditadura de sinal oposto. As prisões brasileiras continuam cheias de gente que é torturada; as polícias brasileiras não tem a menor capacidade de investigar nada, tecnicamente e cientificamente, por que contam com a confissão obtida em tortura.
O pardo, o cidadão branco pobre, que vai pra cadeias, que vai para delegacias comuns, continua sendo torturado e o governo brasileiro tem a cara dura de convocar uma comissão da verdade para estudar as violências cometidas no regime militar, contra os antigos integrantes dos grupos armados, que hoje fazem parte do poder federal, na mesma época em que deixa em situação oposta os presos comuns, apanhando e sendo torturados nas cadeias.
Essa notícia é uma vergonha para o Brasil, não é por que o mundo vai ficar sabendo disso, mas é uma vergonha para nós, aqui dentro, que já estamos cansados de ouvir “tortura nunca” mais, mas tortura nunca mais apenas para a elite branca que, aliás, tem encontro marcado contra a Dilma, domingo, nas ruas das cidades brasileiras.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.