Trabalhadores que perderam empregos têm que cobrar dos ladrões que roubaram a Petrobras
Pergunta: O desemprego maciço na área de estaleiros, levou 28 mil trabalhadores a perderem emprego, se deve a atual situação e à política de corte de gastos do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy?
Resposta: Há uma tendência cada vez mais forte de analistas ficarem jogando todas as culpas na política de corte de gastos do Joaquim Levy, conhecido como “dedo de tesoura”. Você sabe muito bem, meu caro amigo ouvinte da JP, que eu não sou um fã de primeira hora e nem vivo aqui elogiando as medidas de Levy.
Agora, o desemprego de 28 mil trabalhadores que trabalhavam em estaleiros no Brasil não tem nada a ver com esse corte de gastos, embora é provável que alguns deles resultem, realmente, da diminuição de atividade na economia, que está sendo empreendida para resolver e corrigir os erros capitais das administrações do PT até a reeleição da Dilma.
O que acontece é o seguinte: Lula inventou que era preciso dar conteúdo nacional aos produtos de navegação comprados pela Petrobrás, para transporte de óleo cru ou derivados. Para isso estimulou uma política de incentivos fiscais, muito dinheiro do BNDES e de outros bancos estatais, para fazer os estaleiros substituírem as importações no setor.
Acontece que a indústria no Brasil sempre foi problemática, os estaleiros sempre tiveram problemas, e quebraram. Navios e embarcações produzidos nesses estaleiros sempre foram muito mais caros – inclusive as plataformas de petróleo da Petrobrás – do que os que se compram no exterior. O resultado é que houve atividade economia gravosa e isso resultou numa situação terrível, do ponto de vista econômico, para essas empresas.
No momento em que a Petrobrás está tendo dificuldades financeiras gravíssimas por causa da roubalheira, aí não teve mais jeito, a política afundou junto com os navios que os estaleiros, ou não produziram ou produziram caro demais, e os trabalhadores estão sendo demitidos, estão pagando o pato pelo que não fizeram. Então esses trabalhadores, que perderam seus empregos, têm que cobrar dos ladrões que roubaram a Petrobrás e da política enganosa, fantasiosa, do ex-presidente Lula e de Dona Dilma, do PT.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.