Trump tem grande revés judicial
Em uma sentença esperada, três juízes de um tribunal de apelações decidiram de forma unânime manter a suspensão da ordem executiva do presidente Donald Trump barrando imigrantes de sete países de maioria muçulmana.
O tribubnal disse que o governo não mostrou evidencias que jusitificassem a decisão em termos de segurança nacional, ou seja, que imigrantes destes países representassem uma ameaça terrorista.
A guerra judicial continua, provavelmente na Corte Suprema, mas se trata de um grande revés para Trump, afinal enquadrar imigrantes e refugiados de países muçulmanos é marca registrada de sua agenda.
A ordem de Trump gerou protestos em aeroportos e acusações de que ao invés de contribuir para conter a ameaça terrorista, apenas a agrava, tornando o país menos seguro por ser discriminatória e não constitucional.
Trump obviamente discorda e perdeu as estribeiras desde que um primeiro juiz federal bloqueou a ordem executiva. Ele simplesmente desqualificou a decisão, referindo-se a este suposto juiz.
Estamos apenas nas primeiras semanas do governo Trump e temos este espetáculo que mistura drama histórico com reality show. Para Trump, política é uma batalha por autoafirmação pessoal e não é fácil para ele ver a robusta democracia americana em ação, com o Poder Judiciário dizendo não ao Poder Executivo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.