Vinho do Porto: qual a diferença entre o Tawny e o Ruby?
O vinho do Porto traz consigo muita história – já foi moeda de troca desde o século XVII para os portugueses – e, naturalmente, muitos mitos. Nesta edição do Enoteca JP, o especialista Esper Chacur procura resolver uma das questões que cercam a bebida: qual a diferença entre o vinho do Porto Ruby e o Towney?
Ambos são os de entrada das vinícolas, com custo muito próximo – o Tawny é ligeiramente mais elevado, numa margem de 20%. Na prática, a diferença está em um detalhe do processo de vinificação.
O Ruby, depois das castas entrarem no processo rápido de fermentação, interrompido com a adição da aguardente vinífiera, ele vai para pipas, que nada mais são do que grandes tonéis. A partir daí, ele passa por um processo de envelhecimento, sem qualquer outro estágio de madeira. É um vinho intenso, com um toque de xarope.
No caso doTawny, há o mesmo processo, só que antes de ir para a garrafa, vai estagiar em barris de 220 litros por um ou dois anos. Isso torna o vinho mais delicado, dando toques de nozes e amêndoas.
Confira o comentário completo no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.