STF retoma julgamento sobre foro privilegiado
O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira o julgamento sobre a restrição do foro privilegiado para deputados federais e senadores.
O caso estava parado desde novembro do ano passado, quando o ministro Dias Toffoli pediu vista.
Seis ministros já concordaram com a tese do ministro Luís Roberto Barroso de que o foro privilegiado deve ser limitado aos crimes praticados no exercício do mandato e em função do cargo.
O ministro Alexandre de Moraes também concorda com a restrição do foro, mas em menor extensão.
Para ele, a prerrogativa deveria valer para crimes cometidos a partir da diplomação dos parlamentares, independentemente de terem relação ou não com o cargo.
Toffoli foi o primeiro a votar hoje. Ele seguiu o entendimento de Alexandre de Moraes. Ricardo Lewandowski acompanhou a dupla.
Falta apenas o posicionamento de Gilmar Mendes. O julgamento foi suspenso e será retomado nesta quarta-feira com o voto de Gilmar.
No 3 em 1 desta quarta-feira, 02, Patrick Santos mediou um debate entre Vera Magalhães, Carlos Andreazza, Marcelo Madureira e Denise Campos de Toledo.
Vera explicou o que propôs Dias Toffoli e Alexandre de Moraes em suas divergências. Andreazza afirmou que essa questão deveria ser discutida no Congresso. Já Madureira disse que não espera que o Legislativo que está aí aprove o fim do foro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.