86% dos moradores de SP estão aptos a receber sinal de TV digital, diz Anatel
Um relatório divulgado pela Anatel indica que 86% dos domicílios de São Paulo e da região metropolitana já estão aptos para receber o sinal de TV digital. O índice ainda está abaixo do piso estabelecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Segundo o Governo federal, as transmissões analógicas só poderão ser encerradas depois que 90% dos moradores tiverem acesso ao novo sinal.
O desligamento na Grande São Paulo está previsto oficialmente para o dia 29 de março, mas a data deverá ser alterada.
Nesta terça-feira (31), representantes de operadoras de telecomunicações e das emissoras se reúnem em Brasília, para selar o adiamento.
O principal empecilho para a migração é a distribuição de conversores digitais para a população de baixa renda.
O processo está atrasado e a entrega dificilmente será concluída dentro do prazo.
O especialista em telecomunicações, Silvio Barbizan, da PUC do Rio Grande do Sul, afirmou que a população não pode ser prejudicada com a desligamento. “Eu acho que não dá para perder de vista o telespectador. Quem tem que ser preservado é o cara que vai assistir”, disse.
De acordo os números da Anatel, 88% das famílias da Grande São Paulo sabem que a TV analógica será desligada.
O corte das transmissões deverá atingir 7 milhões de moradores e é o maior já realizado, no Brasil.
Até o momento, a migração já foi concluída em Rio Verde, no interior de Goiás, e também em Brasília e nas nove cidades do entorno do Distrito Federal.
Na capital do País, o índice mínimo de domicílios aptos à digitalização não foi atingido dentro do prazo e a data da conversão foi adiada em um mês.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.