Abertura da Estação da Luz será possível apenas depois de obras no prédio

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2015 08h07
SÃO PAULO, SP, 21.12.2015 - INCÊNDIO-SP - Um incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa na estação da Luz no centro da cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira, 21. Até o momento sem informações de vitimas. (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress) Folhapress incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa na estação da Luz

 Reabertura da Estação da Luz depois de incêndio no Museu da Língua Portuguesa só será possível após obras de contenção na estrutura do prédio. A exigência consta em um laudo elaborado pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP. Somente após a realização destes reparos o acesso dos cerca de 300 mil passageiros que passam diariamente pelo local será liberado.

Desde o incêndio na última segunda-feira (21/12), as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM operam parcialmente devido ao fechamento da Estação da Luz. Nesta quarta-feira, o relatório do IPT será avaliado pela Prefeitura e pela Defesa Civil para que seja definida quando ocorrerá a reabertura do imóvel.

O coordenador municipal do órgão, Milton Persoli, diz a Anderson Costa que as intervenções que deverão ser feitas são rápidas: “A gente vai avaliar o que isso implica nas liberações por parte da prefeitura. O que cabe à prefeitura: liberação do passeio, do viário interno e externo, das duas pistas da estação da luz e o prédio”.

A liberação da Estação poderá ser parcial com o acesso de passageiros pela Rua Mauá e o uso de apenas duas das três plataformas de embarque.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, garantiu que os museus paulistas são acompanhados trimestralmente e não sofrem risco. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, ele diz que o compartilhamento da edificação do local com outras organizações é uma exceção: “Temos esse acompanhamento e isso é feito de uma maneira muito regular. Os nossos museus tem condições muito favoráveis, todo eles já com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O caso do Museu da Língua Portuguesa era uma situação singular, com esse compartilhamento do edifício com outras organizações, o que impediu essa emissão”.

O secretário aponta que, somente após a perícia, será possível calcular o prejuízo causado pelo incêndio. Apenas depois do procedimento haverá uma estimativa sobre quanto custará a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e o prazo da obra. A Estação da Luz poderá ser liberada parcialmente com o acesso de passageiros pela rua Mauá e o uso de duas das três plataformas de embarque.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.