Agente da Fundação Casa é morto durante motim em unidade de Marília

  • Por Jovem Pan
  • 05/10/2016 06h12
  • BlueSky
Marcos Santos/USP Imagens Fundação Casa

Agente da Fundação CASA é assassinado durante rebelião e fuga de internos na unidade de Marília, no Interior de São Paulo. O motim ocorreu por volta de 21h desta terça-feira (04) no prédio localizado às margens da Rodovia Rachid Rayes, a SP-333.

Vários agentes socioeducativos foram atacados, alguns com golpes de caneta, e um deles acabou morto por quatro internos com um cabo de vassoura.

Francisco Carlos Calixto morava no município e foi morto no mesmo dia em que completou 51 anos de idade. Cinco funcionários e três membros de uma igreja parceira da instituição chegaram a ser feitos reféns.

Ao menos dois deles foram feridos pelos rebelados e precisaram ser socorridos por resgates do Corpo de Bombeiros e Samu. Na confusão, 18 adolescentes conseguiram fugir e, até o momento, não foram recapturados.

A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada e cercou o prédio, passando a fazer buscas aos fugitivos. Após negociações, os internos permitiram a entrada dos policiais, que resgataram os reféns, encerrando o motim por volta de 23h.

O delegado Valdir Tramontinio, da DIG de Marília, descreveu a forma cruel como o funcionário foi assasinado.

“As informações iniciais que, ao menos, quatro garotos, enquanto três o seguraram, um deles teria introduzido um cabo de vassoura em sua garganta provocando a sua morte”, disse.

Em nota, a assessoria da Fundação Casa confirmou a fuga e lamentou a morte do agente, afirmando que dará toda a assistência aos familiares. Dois dos menores envolvidos na morte de Calixto foram identificados e encaminhados à delegacia e sindicados; os outros dois estão foragidos.

A Corregedoria Geral da Fundação afirmou que vai instaurar uma sindicância para apurar os fatos. De acordo com a instituição, os internos que participaram da rebelião e os que forem recapturados passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar, que vai determinar as possíveis sanções.

*Informações do repórter Paulo Edson Fiore

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.