Alckmin e Russomanno têm empate técnico na disputa pelo Senado por SP, aponta pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 31/03/2017 09h02
Celso Russomanno candidato à prefeitura de São Paulo

Em parceria com a Jovem Pan, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento sobre as eleições para senador por São Paulo.

A pesquisa, que ouviu eleitores paulistas, apontou que o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin aparece à frente do segundo nome, Celso Russomanno – 34,8% contra 34,3%. Neste cenário, os eleitores paulistas poderiam escolher até duas opções. Eduardo Suplicy aparece em terceiro com 20%.

Dados da pesquisa

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.035 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, nível de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores maiores de 16 anos em 88 municípios entre os dias 25 e 29 de março de 2017, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.

Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/16 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP desde 2003.

Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.