Alto número de feriados prolongados deve movimentar turismo em 2017
O setor de turismo comemora o alto número de feriados prolongados, em 2017. Até o final do ano, serão pelo menos nove datas, que poderão ser emendadas nos finais de semana.
A lista não inclui os feriados estaduais e municipais, o que significa que o número de recessos pode ser ainda maior, dependendo da região.
A Associação Brasileira das Agências de Viagens acredita que os dias de folga devem impulsionar o turismo e projeta um aumento de R$ 10 bilhões no faturamento de 2017.
O presidente da Abav-São Paulo, Marcos Balsamão, ressaltou que o aumento das viagens também beneficia outros setores da economia. “São 52 atividades econômicas ligadas ao Turismo. Você tem feriado, tem turista em determinada cidade. Chegando lá o comércio fechado? Fica complicado”, disse.
O presidente da Abav-São Paulo, Marcos Balsamão, acredita que o aumento do turismo doméstico deve ficar em torno de 5%, em 2017.
Por outro lado, a indústria calcula os prejuízos provocados pelo alto número de feriados.
De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o setor pode perder quase R$ 67 bilhões até o final do ano.
O valor representa 4,4% do PIB industrial do País, o maior percentual já registrado desde 2008.
O primeiro feriado nacional do ano será o Carnaval, programado para o dia 28 de fevereiro.
Em São Paulo, a primeira folga será no aniversário da cidade, em 25 de janeiro, mas, desta vez, não haverá emenda, já que a data cairá em uma quarta-feira.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.