Apenas 12% atenderam a chamados de recall de veículos no 1º semestre de 2016

  • Por Jovem Pan
  • 12/10/2016 07h58
Fotos Públicas Carros montadoras

Apenas 12% dos proprietários de automóveis atenderam às campanhas de recall, no primeiro semestre de 2016. A informação é de um levantamento realizado pelo Procon de São Paulo.

A pesquisa indica que, dos 911 mil veículos convocados entre janeiro e julho deste ano, apenas 116 mil foram levados às oficinas mecânicas.

O advogado especialista em defesa do consumidor e consultor da Jovem Pan, Arthur Rollo, explicou que a falta de empenho das montadoras na realização dos chamados faz com que poucos donos efetuem os reparos.

Rollo acrescentou ainda que o baixo índice de atendimento às campanhas de recall coloca em risco todos que estão no trânsito, e não apenas os donos dos veículos convocados.

Após a colocação do automóvel no mercado, os fabricantes que detectarem problemas técnicos são obrigados pela lei brasileira a comunicarem o fato às autoridades.

Também é responsabilidade das montadoras convocar os proprietários, por meio de anúncios em veículos de comunicação, para as campanhas de recall.

De acordo com o Procon, os reparos devem ser gratuitos. Caso o conserto não possa ser realizado, o consumidor pode exiger a troca do produto ou mesmo a devolução do valor pago.

*Informações do repórter Vitor Brown

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