Apenas 27% do público-alvo foi vacinado contra a gripe; campanha acaba dia 26
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde indica que, até agora, apenas 27% do público-alvo recebeu a vacina contra a gripe. A campanha começou em 17 de abril e termina no próximo dia 26 de maio.
A meta é imunizar pouco mais de 54 milhões de brasileiros, mas, até aqui, foram apenas 13,6 milhões de doses aplicadas.
Os três Estados do Sul do País (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) apresentam os melhores índices de cobertura da vacina. As menores taxas foram registradas no Piauí, no Pará e no Mato Grosso do Sul.
A imunização está disponível no SUS para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, gestantes e mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto.
O público-alvo inclui ainda profissionais da saúde, povos indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e (a novidade deste ano) professores de escolas públicas e privadas.
O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, ressaltou que a vacina é o único método eficaz de prevenção contra a gripe. “É fundamental que essas pessoas estejam se vacinando, uma vez que a vacina é a única forma de proteção”, disse.
Gorintchteyn atribuiu a baixa adesão ao fato de que as pessoas só costumam procurar os postos de vacinação, após a queda das temperaturas, provocada pela chegada do inverno.
Segundo o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses foram adquiridas, sendo que 21 milhões já foram distribuídas aos estados.
O Dia D de mobilização da campanha de vacinação contra gripe está programado para o próximo sábado, dia 13 de maio.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.