Após 3 descarrilamentos em menos de um mês, secretário não descarta sabotagem
Com três descarrilamentos em menos de um mês, a CPTM e o Metrô vêm causando complicações para os usuários do transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo e Grande SP. Na madrugada desta quinta-feira (23), um trem da CPTM descarrilou por conta de um levantamento de via, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o secretário disse não preferir acreditar em sabotagem, mas não descartou a hipótese. “Prefiro pensar que não houve sabotagem. Mas uma coisa é muito estranha. O ano passado inteiro teve quatro cachorros na via. Só em uma semana teve dois neste ano. Eu prefiro não acreditar nisso e acreditar que houve alguma falha de equipamento ou eventualmente humana”, afirmou.
Sobre o caso desta manhã, Pelissioni explicou o ocorrido: “hoje a 01h30 o trem estava sendo recolhido. É o que relatam os funcionários das CPTM, o condutor disse que a via estava um pouco levantada. A máquina que faz manutenção das vias, ao mexer em uma via pode ter levantado outra”.
De acordo com Pelissioni, a empresa terceirizada que presta serviços de manutenção da via da CPTM – e que apresentou falha nesta manhã – pode ser punida até mesmo com multa de rescisões contratuais. “Nossa proposta é punir a empresa que presta serviços para nós. Vamos fazer levantamento e, se preciso punir a empresa com multa de rescisões contratuais. Empresa terceirizada que prejudica serviços que a CPTM presta e a população”, disse.
A empresa terceirizada foi escolhida com base em processo licitatório e atestado de que está apta a prestar tais serviços. “Se tiverem atestamento elas são escolhidas pelo menor preço. Na Linha 4-Amarela do Metrô, a empresa que deu o menor preço não tinha os atestados e com apoio do Banco Mundial nós desclassificamos”, lembrou.
O condutor do trem que descarrilou nesta madrugada está trabalhando na CPTM há 15 anos, e é tido como um dos melhores da via. Segundo Pelissioni, o condutor alegou o levantamento da via.
Sobre os outros dois casos de descarrilamento, um na Linha 3-Vermelha e outro na Linha 5-Lilás, o secretário disse que estão sendo investigadas as causas.
No caso da Linha 3-Vermelha, foi um trem da frota K que sofreu o acidente. A frota possui 34 trens em processo de modernização, destes, 28 já foram modificados. Os outros seis que ainda não tiveram seu rolamento trocado foram recolhidos, passarão por modernização e posteriormente devolvidos para circulação normal.
Confira a entrevista completa:
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