Apps de celular e tablet ultrapassam acessos por internet banking, diz Febraban
Aplicativos de celular e tablet ultrapassam internet banking e se tornam o principal instrumento de acesso a serviços bancários no Brasil.
Pesquisa encomendada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, mostra que o mobile banking foi responsável por quase 22 bilhões de transações realizadas no ano passado.
Isso é o equivalente a 33% do total de 65 bilhões de operações bancárias efetuadas em 2016.
O uso de aplicativos móveis superou pela primeira vez o acesso pelos sites das instituições financeiras, que registraram 14 bilhões de operações.
O levantamento aponta também que 42 milhões de contas ativas no Brasil contam com o serviço de acesso pelo celular, um crescimento de 27% na comparação de 2016 com o ano anterior.
O diretor setorial de tecnologia e automação bancária da Febraban, Gustavo Fosse, disse que esse movimento não deve significar, a princípio, fechamento de agências físicas; o que muda é o perfil do serviço prestado pela agência. “Apesar de ter cada vez mais gente usando mobile, houve um aumento significativo também do número de transações no canal agência. O que mudou um pouco foi a distribuição de movimento entre não financeiras e financeiras”, explicou.
Apesar dessa expansão nos meios digitais, os investimentos dos bancos em tecnologia caíram 2% de 2015 para 2016.
O sócio da empresa de auditoria Deloitte Paschoal Baptista acredita, no entanto, que as tecnologias do presente e do futuro vão representar uma protagonismo dos softwares nesse mercado: “o longo do tempo, software está prevalecendo sobre o hardware”.
A pesquisa mostra ainda que cada vez mais pessoas estão optando por realizar operações que envolvam transferência de dinheiro por meio dos aplicativos.
O número de DOCs e TEDs realizados por celulares e tablets subiram 741%; já os pagamentos de contas tiveram elevação de 37%.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.