“Aumento de impostos iria prejudicar recuperação da economia”, diz ministro
O aumento de impostos ainda não está completamente afastado do planejamento do Orçamento de 2017, segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.
Apesar de reiterar que a intenção do Governo não é esta, o ministro afirmou, em entrevista exclusiva a Denise Campos de Toledo, no Jornal da Manhã, que a administração federal vem tomando uma série de medidas para a redução de despesas. “A principal delas é a emenda constitucional que limita os gastos”, disse.
“Nosso entendimento é que um aumento de impostos iria prejudicar o processo de recuperação da economia. Continuaremos evitando aumentar impostos. Estamos fazendo um grande esforço de contenção de despesas e vamos continuar avaliando isso para ver como vão as nossas receitas e despesas, mas sempre buscando evitar o aumento de impostos”, declarou.
Reforma da Previdência
Questionado se o Governo não está ofertando concessões em excesso no que diz respeito à reforma da Previdência, Dyogo Oliveira ressaltou a ampla discussão sobre o tema. “É um tema que desperta interesse, é normal que se tenha discussão”, disse.
O Governo declarou que foram excluídos servidores estaduais e municipais e, segundo o ministro do Planejamento, não há um impacto de nível federal, que é o que o Governo e agências de rating avaliam, bem como o mercado e analistas.
Confira a entrevista completa:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.