Baixa demanda faz setor automotivo diminuir a produção e afastar funcionários

  • Por Jovem Pan
  • 07/04/2016 14h04
Bruno Mooca/Divulgação Primeira fábrica da BMW no Brasil é inaugurada em Araquari (SC)

 Produção de veículos recuou 28% neste primeiro trimestre e retornou a patamares de 14 anos atrás. Em uma adequação a demanda, que caiu 28,6%, de janeiro a março de 2016, na comparação com as vendas no mesmo período de 2015, as montadoras afastaram mais de 38 mil funcionários das fábricas.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, ressalta que o atual patamar é compatível a 2003 e o limite na manutenção do nível de emprego : “Foi o menor indicador que nós tivemos em toda a nossa série histórica de participação no financiamento do nosso mercado. Isso reflete claramente de um processo mais seletivo na concessão do crédito pelas instituições bancárias e, por outro lado, temos que reconhecer o baixo nível de confiança do consumidor, especialmente com o fantasma do desemprego. Enquanto houver esse fantasma rondando a economia brasileira, com certeza o nível de confiança do brasileiro para a aquisição não só dos produtos, dos veículos, que requerem financiamento vai ter uma queda”.

No primeiro trimestre de 2016, as montadoras produziram 482 mil veículos contra 667 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, no mesmo período do ano passado. Sem solução política não existe previsão de qualquer sinal de recuperação neste ano.

Informações: Marcelo Mattos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.