Boatos de Lula em ministério elevam o dólar e derrubam Bolsa de Valores

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2016 07h58
Bovespa

 Os boatos de que o ex-presidente Lula assumiria um Ministério fizeram a Bolsa cair e o dólar subir na segunda-feira (14/03). O mercado de ações despencou 1,44%, puxado principalmente por ações da Petrobras, e a moeda americana subiu 1,7%, cotada a R$ 3,6527.

O economista Pedro Paulo Silveira enfatiza que a Bovespa ainda está muito presa ao noticiário sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, Silveira adverte sobre a possibilidade de meses difíceis mesmo com um Governo novo: “Supondo que mude o governo é de se esperar que a nova orientação dada pela oposição, com o arranjo do que restou do PMDB, venha a adotar políticas severas de ajuste fiscal. Isso vai fazer piorar no curto prazo o nível de atividade”.

E quem vai precisar de dólares para viajar já pode começar a fazer compras, diz o gestor de investimentos Paulo Petrassi, que aposta até em alguma valorização do real quando se aprovar o impeachment de Dilma: “O dólar chegando perto de R$ 3,50 pode ser bem viável. Pode escorregar um pouco mais caso realmente ocorra a transição a Dilma saia do governo”.

Petrassi afirma que o mercado vai continuar subindo ou descendo ao sabor do xadrez da política. Ele chama atenção para os passos de Eduardo Cunha e as decisões do STF como gatilhos de decisões de investimento.