Bolo e casamento atraem fiéis ao Pari no dia de Santo Antônio
Fiéis celebram o dia de Santo Antônio na Paróquia Santo Antônio do Pari
Fiéis celebram o dia de Santo Antônio na Paróquia Santo Antônio do PariA Paróquia de Santo Antônio de Pari, no centro de São Paulo, recebe centenas de fiéis ao longo desta terça-feira (13). No Dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, além das tradicionais velas, procissões e miniaturas, muita comida marca a festa.
A devota Fátima Spagoto conta que Santo Antônio ajudou os avós e os pais a se casarem. “Fui batizada aqui, minha mãe se casou aqui. Já é tradição de família. Desde os meus avós se casaram aqui. Só eu não casei ainda, mas quem sabe…”, deixa em aberto.
Os famosos pãezinhos de Santo Antônio são outro item famoso. Muitos colocam o pão no arroz para pedir fartura.
O Frei Germano Guesser, pároco da paróquia de Santo Antônio do Pari, conta que a tradição do pãozinho surgiu com uma senhora que teve pedido atendido após prece ao santo.
“Ela prometeu doar todos os meses uma quantidade razoável de pães para serem distribuídos aos pobres”, conta. “Santo Antônio, assim como São Francisco, se dedicou muito ao cuidado com os pobres. Por isso é comum você ver uma imagem dele com pobres em volta e dando pães. Por isso o pão de Santo Antônio, o pão dos pobres”, explica Frei Germano.
Já o bolo surgiu mais recentemente, junto ao Dia dos Namorados, que acontece um dia antes, 12. Muito bolo sobraria do dia anterior e seria aproveitado na homenagem ao santo, que também teria o poder de ajudar os solteiros.
Dez missas ocorrem nesta terça-feira na Paróquia de Santo Antônio de Pari. A última, às 19h30, será a missa solene com a procissão.
Com reportagem de Anderson Costa:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.