Brasil é o 5º país do mundo com mais acidentes de carro
O Brasil registra diariamente 120 mortes no trânsito e se consolida como o quinto país do mundo com mais acidentes automobilísticos. Na próxima semana, Brasília irá sediar a Segunda Conferência Global da ONU de Segurança Viária, pela redução de 50% das vítimas em 10 anos.
Apesar das muitas alterações na legislação, com a promessa de maior rigor e punições severas, a impunidade é mantida pelo excesso de recursos legais.
O vice-presidente do Conselho Nacional de Trânsito, Ronaldo Camargo, admite sanções brandas e morosas aos infratores: “Esse tipo de crime no trânsito, com morte, acidente grave, tem que ser tratado de maneira diferente no sentido criminal”. Ele defende o aprimoramento da legislação no Congresso para tornar mais rápidas e efetivas as punições aos maus motoristas.
O presidente do Detran de São Paulo, Daniel Annenberg, diz que o condutor bêbado mata uma pessoa e tem um longo prazo até a condenação: “Isso daqui não e acidente, é crime de transito. Para casos como esse, a gente precisa ter as ferramentas dos Detrans para agir, se não ficamos de mãos atadas. Eu não consigo tomar as providências porque a lei não me permite”.
Os acidentes de trânsito já são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil. Segundo a ONU, cerca de 3 mil pessoas morrem todos os dias nas ruas e estradas de diferentes países e, até 2020, serão 2 milhões de vítimas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.