Brasil espera que Macri reveja decisão sobre Venezuela no Mercosul
O governo brasileiro espera que o novo presidente da Argentina, Maurício Macri, reveja sua decisão de suspender a Venezuela do Mercosul. Segundo o jornal o Globo desta terça-feira (24), a declaração do sucessor de Cristina Kirchner foi feita na condição de um candidato que acabou de ser eleito, e não como um chefe de Estado.
Nesta segunda (23), Macri afirmou que vai buscar a suspensão da Venezuela do Mercosul devido a acusações de abusos de direitos cometidos pelo governo de Nicolás Maduro. A expectativa do Palácio do Planalto e do Itamaraty é de que Macri mude de ideia, ao tomar posse na Casa Rosada no dia 10 de dezembro.
Sem o apoio do Brasil caso persista na ideia, o recém-eleito terá como novo aliado o Paraguai, que foi afastado do Mercosul temporariamente há cerca de três anos, em decorrência da destituição do então presidente Fernando Lugo pelo Congresso.
No último domingo, Macri foi eleito presidente da Argentina ao derrotar o governista Daniel Scioli em um segundo turno inédito no país.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.