Brasileiros usam mais celular do que computadores para acessar notícias

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2017 13h03
Usuário lendo noticias no celular.Homem olhando celular

Como é que você organiza o seu dia? Estudo divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto de Jornalismo da Universidade de Oxford mostra que, pela primeira vez na história do nosso país, os smartphones ultrapassaram os computadores como o principal meio usado para acessar notícias no Brasil.

A informação ficou à la carte. A pesquisa internacional, feita com mais de 70 mil pessoas em 36 países, indicou que o uso de dispositivos móveis para ler notícias nas regiões urbanas no Brasil chegou a 65%, mais do que a participação dos computadores, que aparece com 62%.

Bom, mas, isso tudo muda também a nossa relação com a noticia e nos impõe um novo desafio para ficarmos bem informados. Professor da Faculdade de Comunicação da PUC do Rio Grande do Sul, o doutor André Fagundes Pase conta mais uma mudança que essa forma de acessar a notícia traz para o nosso dia-a-dia. “O filtro ainda é um problema muito forte. Chegamos aum estado em que você tem tecnologias de comunicação muito fáceis, mas falta fazer aquelas perguntas: ‘quem está demandando isso, quem está publicando isso e com qual intenção isso está sendo publicado?'”

Pois é – credibilidade ainda é fator central da informação. Por isso o Pesquisador da PUC gaúcha, doutor Eduardo Campos Pellanda faz uma aposta para o futuro das notícias: serviços de assinatura, como o Netflix. “As pessoas começam a se pautar para acessar serviços de mídia. A questão é tornar relevante e com formatos mais interessantes para as pessoas consumirem a informação”.

E para isso confiança é fundamental. Conforme os levantamento, Brasil é o segundo país do ranking quando o tema é confiança na imprensa: 60% dos entrevistados dizem que confiam na mídia em geral.

E sabe o que isso significa na sua vida? Que você não precisa mais esperar dar 10h para ouvir o Morning Show, chegar 18h para acompanhar o 3 em 1… Com o celular na mão, a informação fica à la carte e você pode ouvir esta notícia agora, em tempo real, ou, se preferir, também pode ouví-la na hora do almoço, do jantar, antes de dormir. É só acessar o canal da Jovem Pan no Youtube e, Pronto! está lá com som e imagem para você consumir quando couber no seu dia.

Reportagem de Helen Braun. Ouça AQUI.