Bruxelas é o espelho do que o radicalismo combate, afirma membro da embaixada
O encarregado de negócios da Embaixada Brasileira em Bruxelas, Luciano Macieira, falou à Jovem Pan que o clima na cidade é de perplexidade: “Tudo aconteceu no início da manhã quando as pessoas estavam indo ao trabalho, foram todos pegos de surpresa”.
Ao ser questionado sobre o terrorismo crescente na Europa, Macieira explica que Bruxelas, como sede da União Europeia, representa valores combatidos pelos radicais: “O fenômeno do terrorismo é muito amplo. (…) Já que Bruxelas é a sede da UE, é a capital da Europa, simboliza o que é a Europa, se antepõe a alguns interesses do radicalismo. Se o radicalismo se antepõe às instituições do ocidente, democráticas, Bruxelas é um espelho”.
Macieira informou que bondes, ônibus, o aeroporto e o metrô, assim como algumas vias da cidade estão fechadas. O quarteirão que concentra todos os prédios de órgãos ligados à União Europeia está sob forte vigilância.
O consulado do Brasil em Bruxelas mantém um gabinete de plantão que dará orientações para brasileiros que estão na cidade. O telefone é (32) 478 94 91 07. Em toda a cidade a telefonia está saturada devido ao grande fluxo de ligações da manhã desta terça-feira.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.