Câmara dos Vereadores de São Paulo discute “bolsa ciclista”

  • Por Jovem Pan
  • 09/06/2016 10h50
São Paulo- SP- Brasil- 03/02/2016- A revitalização do corredor de ônibus Inajar de Souza beneficia diariamente 201 mil pessoas. O trajeto que liga o Terminal Cachoeirinha, na zona norte, à região central da capital recebeu 14,6 quilômetros de pistas com novo piso e 28 novas paradas de ônibus, além de 3 quilômetros de ciclovia e 2,9 quilômetros de pista de caminhada. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quarta-feira (3) os resultados da obra e testou a viagem de ônibus da Freguesia do Ó até o Largo do Paissandu. “Nós já entregamos cerca de 40 quilômetros de corredores e 490 quilômetros de faixas exclusivas. A cidade hoje está tirando o ônibus do congestionamento. Na medida em que forem liberados os recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], nós vamos transferir os ônibus da faixa à direita para o corredor à esquerda, porque do ponto de vista urbanístico a cidade fica mais organizada”, afirmou Haddad, durante a viagem na linha 9500-10 (Terminal Cachoeirinha - Paissandu). Com a intervenção, o deslocamento entre o terminal e a região central leva atualmente entre 20 e 30 minutos. O novo pavimento rígido instalado no corredor tem mais durabilidade e é mais adequado à alta circulação dos veículos e às frenagens nos pontos. Cerca de 30 linhas de ônibus foram beneficiadas com as obras. “Com esta estrutura, a Inajar de Souza passa a admitir verticalização, porque quando há a instalação do corredor, pelo plano diretor, pode verticalizar. É um ganho para a zona norte, que vai receber investimentos imobiliários com o transporte de massa garantido”, disse Haddad. O asfaltamento das demais faixas das avenidas por onde passa o corredor também foi renovado. A reforma foi realizada não só na avenida Inajar de Souza, mas também nas avenidas Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Gianotti, Ordem e Progresso, Rudge, Rio Branco, no Largo do Paissandu e no Terminal Praça dos Correios. Todas as 28 pa Fabio Arantes / Secom Ciclovia e ponto de ônibus

A Câmara de São Paulo discute uma possível “bolsa ciclista”. O projeto do vereador José Police Neto (PSD) passou pela primeira discussão em plenário. O autor não gosta do termo “bolsa”, mas a proposta diz que quem for de bicicleta três vezes por semana ao trabalho, deve receber R$ 50 mensais.

José Police Neto diz que esse gasto compensaria o subsídio poupado do transporte público: “Não tem nada de bolsa, muito menos dar dinheiro para ciclista. Na realidade, da mesma forma que a gente tem vale transporte, que permite a manutenção do ônibus, do combustível para o ônibus, nós estamos inserindo a bicicleta como modalidade de transporte, oferecendo uma alternativa para a cidade. Quando temos um trabalhador que usa regularmente o Bilhete Único, ele consome subsidio. Estamos tentando utilizar esse subsidio em pelo menos três dias com a bicicleta, reduzindo o custo do subsídio”.

O vereador diz que o projeto será bancado parcialmente pela prefeitura: “Metade vem da própria prefeitura, por causa dos três dias por semana que o trabalhador deixa de usar o transporte público coletivo. Portanto, mais de 50% da economia daquele trabalhador que não utilizará mais o sistema de transporte. Se economiza de um lado, e se gasta ¼ daquilo que se costuma gastar por mês com esse mesmo trabalhador”.

Police Neto afirmou que são gastos R$ 2 bilhões por ano com o subsídio do transporte público coletivo. A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação para poder ser regulamentada em São Paulo.

Reportagem: Marcelo Mattos

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