Campanha “Fique Sabendo” quer mobilizar público jovem contra a AIDS

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2015 13h47
Remédios para Aids

 Os números da AIDS são assustadores no Brasil: 30 mil pessoas descobrem estar com o HIV anualmente. E a cada três infectados, um tem de 15 a 24 anos.

O jovem, que muitas vezes se recusa a usar o preservativo, é o alvo da campanha “Fique Sabendo” que começa na quarta-feira (25/11). A mobilização, uma das maiores da história, tem o apoio da área pública e privada no país.

O infectologista do Instituto Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, admite que os próprios médicos são culpados pelo aumento dos casos: “Eles cresceram em uma época em que o coquetel para AIDS, composto por várias drogas já estava aí. E nós, médicos, sempre colocamos que a AIDS já não matava, mas que era uma doença crônica, que precisa ser tratada de forma adequada. De alguma forma isso era uma realidade, mas não se imaginava que dizer que a AIDS tem tratamento, para a cabeça dos jovens era uma interpretação de a AIDS tem cura”. O médico acrescenta que o uso do preservativo ainda tem muita resistência por todos os públicos: jovens, adultos e idosos.

A campanha antecede o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, em 01/12.

Informações de Thiago Uberreich.