Candidatura de Maia à reeleição depende apenas de decisão do STF

  • Por Jovem Pan
  • 27/01/2017 06h20
BOG500.- BOGOTÁ (COLOMBIA), 20/01/2018.- Fotografía de archivo del 27 de noviembre de 2016 del presidente de la Cámara de Diputados de Brasil, Rodrigo Maia, en Brasilia. Un juez federal decidió hoy, viernes 20 de enero de 2017, impedir la reelección Maia, que tenía la intención de presentar su candidatura para volver a optar al puesto que ocupa desde el pasado 13 de julio. EFE/ARCHIVO/Joédson Alves EFE/arquivo/Joédson Alves Rodrigo Maia - EFE

A candidatura à reeleição do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, só será barrada na Justiça. Politicamente, o democrata já se viabilizou.

O assunto agora está judicializado, e é o STF quem vai decidir se ele pode ou não ser reeleito. O deputado Alfredo Keaefer (PSL-PR) foi ao Supremo para tentar impedir a candidatura de Maia, mas o assunto já está no plenário há muito tempo. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, deu prazo para que Maia se explique.

Com a situação consolidada, Maia disse que vai assumir a candidatura apenas por bastidores, por enquanto. Ele quer primeiro resolver as pendências com aliados, que querem cargos na Mesa Diretora da Casa.

O deputado Beto Mansur (PRB-SP) levou o partido a apoiar o democrata, e já renegocia sua participação na futura Mesa.

*Informações do repórter José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.