Capital paulista pode enfrentar nova paralisação nos transportes na quarta (24)
Motoristas e cobradores de ônibus da Capital não entram em acordo com patrões e São Paulo pode enfrentar paralisação na semana que vem.
Em assembleia nesta quinta-feira, o sindicato da categoria decretou estado de greve que pode ser realizada na quarta-feira (24).
Os trabalhadores não aceitaram a nova proposta de reajuste por parte das empresas de ônibus.
O SPUrbanuss, entidade que reúne as empresas de ônibus, ofereceu reajuste de 3,27% nos salários em parcela única e no ticket-refeição.
A proposta anterior era reajuste de 3% nos salários, dividido em duas parcelas de 1,5%, sem proposta de aumento no valor do ticket.
Por outro lado, os trabalhadores pedem 5% de reajuste real nos salários (além da reposição do índice inflacionário), com o mesmo porcentual sobre o vale-refeição.
O Sindmotoristas também quer pagamento de participação nos lucros e resultados.
Os patrões dizem que o índice proposto segue a inflação acumulada pelo Dieese e que não há como pagar participação nos lucros por causa da situação financeira do sistema de transportes na cidade de São Paulo.
Na última terça-feira, os trabalhadores ameaçaram parar a circulação de ônibus durante a tarde; depois de uma reunião na prefeitura, os funcionários decidiram manter o expediente normal.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.