“Carta ao Povo Brasileiro” de Lula teve contribuição da Odebrecht
As delações da Odebrecht mostram que a ligação da empreiteira com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva vem desde antes de ele se tornar Presidente da República, em 2003.
No início da campanha vitoriosa nas eleições de 2002, o petista publicou um documento intitulado “Carta ao Povo Brasileiro”. O objetivo era conquistar a confiança do mercado financeiro e dos empresários, que ainda desconfiavam dos rumos que a economia poderia tomar caso Lula fosse eleito.
E até nisso a empreiteira teve participação. Segundo o ex-executivo Emílio Odebrecht, a carta é um exemplo do tipo de apoio não financeiro dado ao ex-presidente.
Antes de depor ao Ministério Público, Emílio apresentou documentos escritos afirmando a contribuição da empresa para construir Lula como um candidato forte ao Planalto.
Segundo ele, entre 2001 e 2002, foram organizados vários encontros entre o então presidenciável e diferentes empresários. Porém, ele diz que as contribuições da Odebrecht ao ex-presidente vêm há muito mais tempo. “Nós ajudamos ele desde aquela época. Fomos com ele o tempo todo”, disse.
O relato de Emílio Odebrecht ainda destaca que ele começou a dar suporte a Lula quando ninguém o apoiava, e que eram feitos pagamentos em volumes consideráveis.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.