Casos de dengue crescem 16,5% em São Paulo
Nas quatro primeiras semanas de 2016, os casos de dengue cresceram 16,5% na capital paulista. Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que foram registrados 827 casos em janeiro contra 710 no mesmo período do ano passado.
A Zona Leste da cidade segue com o maior número de registros da doença e o distrito de Lajeado, na região de Guaianazes, lidera com 68 casos. Em seguida, vem a Penha, Jardim São Luiz na Zona Sul, Parque do Carmo e Itaquera, também na Zona Leste.
A Secretaria de Saúde acredita que a maior incidência da dengue na região está ligada ao fato de haver o maior número de pessoas expostas, além da crise hídrica no sistema Alto Tietê, que abastece o trecho leste da cidade. Em 2014 e 2015, as regiões da capital com mais casos foram a Zona Oeste e a Zona Norte respectivamente.
Apesar da alta de 16% dos registros confirmados, os casos suspeitos mais que dobraram e passaram de 2.406 para 5.877. O secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, diz que a população está mais atenta em relação aos sintomas da dengue: “Tanto no mês de janeiro como fevereiro, são meses para fazer uma avaliação. O cenário que a prefeitura trabalha agora, de que a gente possa ter mais casos em 2016 vai se confirmando, mas a atuação no final de fevereiro, março e abril são decisivas. A população se envolver, o trabalho da prefeitura, a parceria com as forças armadas, o papel dos trabalhadores de limpeza é o que vai ser decisivo para definir se vamos ter um número maior de casos em relação ao ano passado”.
A Prefeitura tem como estimativa que neste ano os casos de dengue possam crescer 50%, chegando a até 150 mil. Em relação ao zika vírus, há 47 registros suspeitos da doença, sendo que 37 estão em investigação, 3 foram descartados, 3 foram confirmados de pessoas que moram em outros municípios e outros 4 foram contraídos em outras regiões.
O balanço aponta ainda que 6 gestantes já tiveram diagnósticos de bebês com microcefalia na cidade relacionados ao zika vírus. Ainda não há nenhum caso de zika contraído na cidade.
Informações de Anderson Costa
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.