Centrão quer lançar nome para disputa da Presidência da Câmara
Os líderes dos partidos do Centrão tentam esforço para recuperar a força perdida com a prisão do deputado cassado Eduardo Cunha.
O líder do PTB, deputado Jovair Arantes, chamou os representantes dos partidos do Centrão para reforçar a tese que, sem a união dos partidos, PSDB, DEM e PPS tomarão a hegemonia do Congresso e de maneira mais forte na Câmara.
Jovair Arantes é candidato a presidência da Câmara na sucessão de Rodrigo Maia, em fevereiro. O acordo fechado entre os líderes prevê que apenas um candidato seja lançado.
Cada partido lançará um nome de sua legenda e apoiar outro. Quem estiver mais forte no grupo ganharia no plenário na votação secreta.
As disputas pelas presidências da Câmara e Senado já estão abertas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, garantiu que irá participar da escolha de seu sucessor.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, sabe que abrir a sucessão é reduzir o seu mandato e desestabilizar a sua gestão. A tentativa de Renan é atrasar o debate sobre seu sucessor. Mas ele defendeu que seja um peemedebista. “PMDB conseguiu nas urnas o direito de indicar o candidato a presidnete, respeitará a proporcionalidade e só vamos tratar desse assunto em janeiro”, disse Renan.
Os próximos presidentes da Câmara e do Senado serão importantes nas votações das reformas constitucionais.
*Informações do repórter José Maria Trindade
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.