CNBB lança Campanha da Fraternidade 2016 com alerta sobre Aedes aegypti

  • Por Jovem Pan
  • 11/02/2016 13h05
Brasília - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) abrem a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como tema Casa Comum, nossa responsabilidade e lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca, com foco na questão do saneamento básico (Elza Fiuza/Agência Brasil)CNBB lança Campanha da Fraternidade 2016

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou nesta quarta-feira (10/02) a Campanha da Fraternidade 2016 com um alerta sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti. O tema deste ano é “Casa comum, responsabilidade nossa” e quer discutir saneamento básico, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Na semana passada, uma agência da ONU recomendou aos países flexibilizar as leis sobre o aborto em casos de microcefalia que podem ter ligação com o zika. O presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, diz que a interrupção da gravidez não é a alternativa certa para enfrentar o vírus: “Menor qualidade de vida não significa menor direito de viver, com menos dignidade humana. Por isso insistimos que o combate ao vírus zika seja feito através do combate ao mosquito, mobilizando a população, contando com as igrejas, mas, sobretudo, com o empenho do poder público”.

Durante a campanha, serão distribuídos nas igrejas folhetos informativos sobre o saneamento básico. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve no lançamento da Campanha e reconheceu que o país ainda tem muito a fazer: “Nós precisamos continuar investindo para continuar melhorando vidas. São milhões de brasileiros que ainda não tem acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário”.

Segundo a CNBB, o tema estava definido há dois anos, mas tornou-se urgente devido aos casos de microcefalia que podem ter relação com o zika vírus. Neste ano, a mobilização é ecumênica e conta com a participação do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC).