Com campanha chocante, SP quer reduzir mortes no trânsito pela metade até 2020

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2016 09h39
  • BlueSky

Prefeitura atribui queda à redução da velocidade máxima nas vias da cidade

 

João Guimarães/Jovem Pan Mortes no trânsito

Com o objetivo de reduzir mortes no trânsito pela metade até 2020, o governo de São Paulo quer chocar o público em campanha de conscientização.

De acordo com a administração pública, 94% dos acidentes com óbitos são causados por falhas humanas. No ano passado, foram seis mil casos fatais no Estado; o objetivo do governo é fazer com que essas estatísticas pareçam palpáveis ao público.

A miss Brasil 2010, Débora Lyra, sofreu um acidente há cinco anos no Espírito Santo com lesões graves e agora é um dos rostos da campanha.

“Eu estava no passageiro e o motorista perdeu o controle e colidiu com outro carro. Isso acarretou na morte de uma pessoa que estava no banco de trás. Eu fraturei a quarta vértebra cervical e perdi o baço. Eu fui salva graças ao cinto”, contou.

No ano passado, a taxa de óbitos por acidente de trânsito foi de 14,1 para cem mil habitantes; a de homicídios está em 8,7.

O governador Geraldo Alckmin destacou que o Estado possui uma grande base de dados que possibilita traçar o perfil das ocorrências nas cidades e estradas.

“Então nós sabemos onde foram os acidentes, o horário, quem foi acidentado, as causas e agimos imediatamente para trabalhar para evitar. pegamos primeiro as 15 cidades com maior números de acidente e fizemos convênios com essas prefeituras”, disse.

A campanha também pretende chamar atenção para as ocorrências envolvendo motociclistas. O governo diz que 41% das vítimas que morreram em acidentes com motos no estado são homens de 18 a 29 anos.

*Informações do repórter Tiago Muniz

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.