Com a crise, a palavra de ordem dos brasileiros é economizar no Natal
Segundo pesquisa, 93% das pessoas pretendem comprar presentes de Natal mais baratos com cartão de crédito e gastar menos do que no ano passado. Com a crise, a palavra de ordem dos brasileiros é economizar. O SPC Brasil constatou que 80% dos entrevistados só compram produtos em promoção ou com desconto.
A economista Marcela Kawauti afirma que a intenção de pagar com cartão de crédito neste Natal cresceu 40%: “É preocupante porque o cartão de crédito tem taxas de juros muito altas. Se esse brasileiro não pagar sua fatura, ele vai começar o ano endividado, e isso é muito ruim em um ano que é pior que o ano anterior”.
E sete em cada dez brasileiros vão parcelar no cartão de crédito em até cinco vezes, de acordo com a pesquisa.
O educador financeiro José Vignoli diz que a maioria não controla o número de parcelas e orienta o consumidor a planejar as compras: “Faça um planejamento de quanto está devendo, de como vai utilizar o eventual décimo terceiro salário, para então passar a ver quanto vai gastar no Natal e o que pretende fazer”.
Pelas ruas, é muito fácil encontrar consumidores que se enquadram no perfil da pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. O estudo aponta que filhos e cônjuges são os mais presenteados com roupas, calçados, brinquedos e perfumes.
O gasto médio por presente teve queda real de 22%: no ano passado foi de R$ 125,00 e agora é R$ 107,00.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.