Com duas semanas de Governo, Trump troca farpas com Irã, Austrália e até Schwarzenegger

  • Por Jovem Pan
  • 03/02/2017 09h54
  • BlueSky
EFE Donald Trump - EFE

Donald Trump troca farpas com o Irã, a Austrália e até Arnold Schwarzenegger, mas na disputa com os democratas, o republicano tem sido vitorioso.

Uma das conquistas para a governabilidade foi a aprovação do nome de Rex Stillerson para a Secretaria de Estado, a pasta mais importante da Casa Branca.

Por meio de uma manobra, os senadores governistas conseguiram ainda aprovar Tom Price para o departamento de saúde e Steve Mnuchim para o Tesouro.

Mnuchim, que, aliás, tomou sua primeira decisão nesta quinta-feira, ao revisar uma das sanções impostas por Obama contra a Rússia.

O objetivo é facilitar a venda de equipamentos eletrônicos para o mercado russo. Mas não adianta, Trump continua chamando atenção pelos conflitos provocados.

Segundo a imprensa americana, o presidente teve um diálogo ríspido no último sábado com o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull.

A desavença aconteceu quando o premiê pressionou o republicano a cumprir um acordo bilateral e permitir que os Estados Unidos aceitem 1.250 refugiados de um centro de detenção australiano.

A Casa Branca tentou desmentir o conflito, mas o próprio presidente não ajudou a encobrir a tensão.

Trump pediu para que as pessoas não se preocupem com as ligações tensas. Ele defendeu que os Estados Unidos precisam ser duros para que não sejam mais superados por outros países.

O republicano ainda chamou no Twitter o acordo com a Austrália de “burro” e prometeu revisar o acerto feito na gestão Obama.

Outro ponto de tensão é com o Irã. Os Estados Unidos advertiram o país persa depois da realização de um teste míssil balístico. Trump disse que Teerã está formalmente de sobreaviso.

O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei respondeu afirmando que não vai ceder a ameaças inúteis de uma pessoa inexperiente.

Como se não bastassem os atritos diplomáticos causados nas duas últimas semanas, o presidente trocou farpas com Arnold Schwarzenegger.

No tradicional Café da Manhã Nacional da Oração, a uma plateia de políticos e executivos, Trump debochou de Schwarzenegger à frente do programa “O Aprendiz”. O ex-apresentador do reality pediu que as pessoas rezem para que Arnold recupere a audiência do show.

Acontece que o exterminador do futuro não deixou barato e respondeu ao presidente nas redes sociais.

“Donald, tive uma grande ideia”, disse o ator. “Por que não trocamos de empregos? Você volta pra TV, já que você é tão bom de audiência e eu assumo o seu cargo, assim as pessoas poderão finalmente dormir confortáveis de novo”.

Arnold Schwarzenegger já foi governador da Califórnia, é também republicano, mas não apoiou à candidatura de Trump.

Ele defendeu a escolha de John Kasich como candidato do partido e declarou que não votaria em Trump nas eleições gerais contra Hillary Clinton.

*Informações do repórter Victor LaRegina

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.