Com início de período seco, racionamento de água no DF deve ser ampliado

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2017 06h45
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas novos prédios deverão ter medidores individuais de consumo de água

O racionamento de água no Distrito Federal, que começou em fevereiro, pode ser ampliado agora no início da seca. A umidade relativa do ar já começa a cair. Essa semana, chuvas em regiões isoladas, podem amenizar um pouco a situação. Mas a partir da semana que vem, a expectativa é de que comece para valer a seca que tradicionalmente se estende até outubro.

No ano passado, foram mais de 115 dias sem uma gota de chuva sequer. O nível dos reservatórios que abastecem a cidade hoje está com cerca de 55% de água. No ano passado, nessa época do ano, os reservatórios transbordavam com mais de 100% de armazenamento. Daí a preocupação do governo.

O presidente da Caesb, Mauricio Luduvice, não descartou a possibilidade de se ampliar o racionamento de água que já existe no DF. De um para dois dias por semana.

Na prática, no entanto, esse período pode ser bem maior, uma vez que hoje a regra diz que temos um dia completamente sem água, mas o prazo para o restabelecimento do serviço também é de um dia.

A Esplanada dos Ministérios, pelo menos por enquanto, não enfrenta corte de água e dados recentemente divulgados mostram que o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Supremo Tribunal Federal e até mesmo o Ministério do Meio Ambiente, ao invés de economizarem, aumentaram o consumo.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.