Com mais restrições, campanha eleitoral começa nesta terça (16)
Campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira (16) e os candidatos já podem pedir votos nas ruas, em meio a novas regras estipuladas pela Justiça.
O prazo para os partidos registrarem os nomes que vão disputar cargos de prefeito e vereador terminou às 19h desta segunda-feira (15).
Os políticos terão apenas 45 dias para distribuir santinhos, fazer carreatas e correr atrás dos eleitores. Os cavaletes, as faixas, os bonecos e a pintura de muros estão todos proibidos; já os carros de som devem obedecer à altura do volume.
Na internet, os candidatos podem gerar conteúdo em sites, blogs e redes sociais, exceto em páginas de pessoas jurídicas ou de órgãos administrativos.
O procurador Regional Eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, considerou a votação de 2016 mais restritiva e deu exemplos: “o espaço para você pintar o muro de uma casa, por exemplo, é menor. Tem a sua série de restrições e, no caso do carro de som, se pensou um pouco nos ouvidos da sociedade”.
O procurador Luiz Carlos dos Santos lamentou que os candidatos terão menos tempo para divulgar propostas na campanha.
Em entrevista a Thiago Uberreich, a porta-voz do Tribunal Regional Eleitoral, Eliana Passarelli, destacou que vai se sobressair quem for mais criativo: “eles vão poder utilizar os meios antigos. Tem o horário eleitoral, mas com certeza é uma campanha com menos recursos. Vai ter que mexer um pouco mais com a criatividade dessas campanhas”.
A porta-voz do TRE-SP afirmou, no entanto, que uma campanha mais curta gera menos ações na Justiça.
O advogado João Fernando Lopes Carvalho, especialista em direito eleitoral, avaliou que essas novas regras favorecem os políticos mais conhecidos: “sem dúvida isso beneficia quem já é conhecido e dificulta o aparecimento de novas lideranças políticas. A propaganda eleitoral também foi encurtada”.
João Fernando Lopes Carvalho lembrou ainda que a propaganda eleitoral gratuita começa em 26 de agosto. A eleição de prefeitos e vereadores será em 2 de outubro, e o segundo turno, onde for necessário, está marcado para 30 de outubro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.