Com retração econômica, liquidações podem acontecer na semana do Natal
Shoppings centers de todo o país perdem sete milhões de consumidores em novembro, e liquidações podem acontecer já na semana do Natal.
Na comparação com o ano passado, a queda é de 5%, devido à retração econômica, desemprego e inflação. O índice de fluxo em shopping – Iflux – apurou o resultado em complexos de todos os tamanhos e segmentos, incluindo os de luxo.
A diretora de varejo do Ibope Inteligência, Márcia Sola, diz que nem a Black Friday salvou as lojas físicas e que a solução será queimar o estoque: “É bastante provável que a gente tenha várias empresas buscando como alternativa uma liquidação para movimentar um pouco mais a atividade em dezembro, tentando recuperar um pouco do resultado ruim do ano no Natal”.
Por economia, a maioria dos shoppings contratou Papai Noel apenas para os finais de semana e dias que antecedem o Natal.
O diretor da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, Luís Ildefonso da Silva, confirma a Renata Perobelli que as liquidações serão antecipadas: “Quanto mais retardar as vendas de Natal, e quanto mais próximo da data, seguramente os lojistas vão selecionar mais produtos e maiores descontos”.
Para ajudar nas vendas, os shoppings do país apostam também nos sorteios mediante compras de um determinado valor. Há estabelecimentos comerciais oferecendo viagens, carros, motos e até um apartamento na capital mineira Belo Horizonte.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.