Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 01/02/2017

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2017 14h55

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta quarta-feira (01), você confere aqui:

FACHIN X SEGUNDA TURMA – O sorteio da relatoria da Lava Jato deve ficar para amanhã. A presidente do STF, Cármen Lúcia, começou a ouvir hoje todos os ministros da Corte sobre o pedido de mudança feito pelo ministro Luiz Edson Fachin. Ele pediu para passar da Primeira Turma para a Segunda Turma do STF, da qual fazia parte o ministro Teori Zavascki. Se o pedido de Fachin for aceito, ele vai compor a turma que julga os processos da Lava Jato junto com os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

GILMAR X PEDIDO – O STF voltou a julgar, hoje, a ação que questiona se um réu pode ocupar lugar na linha sucessória da Presidência da República. No entanto, um novo pedido de vista, do ministro Gilmar Mendes, interrompeu outra vez a votação. A maioria dos ministros do STF já se posicionou favorável à proibição. Não há previsão de quando o tema será devolvido ao plenário. Em novembro, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Dias Tofoli.

CÂMARA – Até a tarde desta quarta, apenas três deputados registraram candidatura à presidência da Câmara. São eles: Jovair Arantes (PTB), Luiza Erundina (PSOL) e Júlio Delgado (PSB). Os outros pré-candidatos, Rodrigo Maia (DEM), Rogério Rosso (PSD) e André Figueiredo (PDT) devem oficializar suas participações no pleito nas próximas horas. As candidaturas podem ser encaminhadas à Mesa Diretora até as 23h de hoje. A eleição ocorre amanhã e o grande favorito é o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia.

MESA DIRETORA X CÂMARA – Uma reunião de líderes da Câmara definiu nesta quarta a distribuição dos cargos da Mesa Diretora entre os partidos e blocos: 1ª Vice-Presidência: PMDB, 2ª Vice-Presidência: PP, 1ª secretaria: PR, 2ª secretaria: PSDB, 3ª secretaria: PSB, 4ª secretaria: PSD, 1ª suplência: PT, 2ª suplência: PRB, 3ª suplência: PDT e 4ª suplência: SD.

SENADO X PT – O PT liberou sua bancada no Senado para votar no peemedebista Eunício Oliveira na eleição pela presidência da Casa. Mesmo sem formalizar um apoio, os petistas indicaram composição com o PMDB ao enviar ao ainda presidente Renan Calheiros indicação para que José Pimentel seja eleito primeiro secretário do Senado pela chapa de Eunício.

ELEIÇÃO X SENADO – As inscrições para concorrer à presidência do Senado se encerraram às 16h desta quarta. Serão apenas dois os candidatos: Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, e José Medeiros, do PSD do Mato Grosso. O grande favorito é o peemedebista, que tem o apoio da maioria das legendas, entre elas o PT, o PSDB. 

EIKE – Ontem, o advogado de Eike Batista, Fernando Martins, disse que, por enquanto, o empresário se reservou ao direito de ficar calado diante da PF: “Ele afirmou que vai responder apenas em juízo. A única pergunta que ele respondeu foi se ele havia tido conhecimento prévio da operação, o que ele negou”. Eike é suspeito de ter repassado 16,5 milhões de dólares de propina ao ex-governador Sérgio Cabral, por meio de uma conta no Uruguai dos irmãos Renato e Marcelo Chebar, operadores do mercado financeiro.

PROTESTO X ALERJ – Um protesto de servidores em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro terminou em tumulto hoje. Os manifestantes reclamaram das medidas de contenção de gastos adotadas pelo governo fluminense e que atualmente tramitam na Alerj. O ato estava sob controle até a chegada do carro oficial do governador Luiz Fernando Pezão, quando os servidores derrubaram as grades de proteção e a PM teve de agir.

SAFRA – Segundo a Folha, a Justiça Federal de Brasília bloqueou os bens do banqueiro Joseph Safra. Safra, que ainda não foi notificado, é investigado em ação civil pública de improbidade administrativa que o acusa de tentar subornar dois servidores da Receita Federal para que, segundo a acusação, “praticassem atos de ofício no bojo dos processos administrativos fiscais” para beneficiar a empresa JS Administração de Recursos S/A.

INDÚSTRIA – A produção industrial brasileira caiu 6,6% no acumulado do ano de 2016. O resultado é o terceiro recuo consecutivo do segmento. Apesar do número negativo, a indústria mostrou indícios de recuperação em comparação aos dados dos últimos meses do ano passado. Só em dezembro, a produção avançou 2,3% sobre o mês anterior. Frente a novembro, 16 dos 24 ramos pesquisados apresentaram taxas positivas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.