Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 02/02/2017

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2017 14h20

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta quinta-feira (02), você confere aqui:

IMBASSAHY X MINISTRO – O presidente Michel Temer assina ainda hoje a nomeação do ex-líder do PSDB, Antonio Imbassahy, para a Secretaria de Governo. Imbassahy assumirá o lugar de Geddel Vieira Lima, que deixou o governo após ser acusado de tráfico de influência. A nomeação de Imbassahy levou esse tempo para ser feita porque o presidente Michel Temer esperou o fim da eleição na Câmara para evitar ser acusado de interferência na disputa.

BARROSO X DROGAS – O ministro do STF Luís Roberto Barroso disse que a legalização das drogas se coloca “agudamente” na agenda brasileira, diante da crise no sistema penitenciário do país. Em conversa com jornalistas, Barroso defendeu a legalização da maconha que, segundo ele, deveria ser tratada como o cigarro, sendo tributada e alvo de regulação por parte do Poder Público. O ministro também afirmou que, caso a experiência com a legalização da maconha seja bem-sucedida, o mesmo poderia ser feito com a cocaína.

SIGILO X DELAÇÃO – O senador Romero Jucá (PMDB) deve apresentar um projeto de lei que acaba com o sigilo das delações premiadas. A cúpula do partido decidiu iniciar uma campanha para que as delações homologadas pela Justiça tenham a quebra de sigilo decretada imediatamente, assim como inquéritos penais ou de improbidade administrativa que envolvam agentes públicos. 

MASCATE – A PF e o Ministério Público Federal deflagraram a Operação Mascate, um desdobramento da Calicute. Foram cumpridos 11 mandados judiciais, um de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão. Segundo as investigações, Ary Ferreira da Costa era um dos operadores de pagamentos de propina do ex-governador Sérgio Cabral. Ele teria cooperado com um esquema de lavagem de dinheiro de ao menos R$ 10 milhões nos últimos oito anos.

EIKE – A Justiça Federal do Rio negou ontem pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Eike Batista. De acordo com o juiz federal Vigdor Teitel, o empresário deve continuar preso cautelarmente como forma de garantir a “ordem pública”. O magistrado entendeu que a defesa de Eike ainda não conseguiu apresentar provas de que seu cliente não tem relação com o esquema. Eike é suspeito de ter repassado 16,5 milhões de dólares de propina ao ex-governador Sérgio Cabral.

SANTANA – O juiz Sergio Moro condenou o ex-marqueteiro do PT João Santana a oito anos e quatro meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro na Lava Jato. Sua mulher, Mônica Moura, recebeu a mesma punição. Durante o processo, o casal admitiu ter recebido 4,5 milhões de dólares em caixa dois, durante a campanha de Dilma em 2010, em contas não declaradas no exterior. Na mesma sentença, o magistrado absolveu os dois da acusação de corrupção passiva.

PAULO FERREIRA – O juiz Sergio Moro autorizou a libertação do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, preso desde junho do ano passado. Ferreira é investigado sob suspeita de receber propina de obras da Petrobras e repassá-la a aliados políticos, incluindo uma escola de samba de Porto Alegre. Ele ocupou o cargo de tesoureiro do PT entre 2005 e 2010.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.