Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 03/04/2017

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2017 14h52

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta segunda-feira (03), você confere aqui:

FHC – Na véspera do início do julgamento no TSE da chapa Dilma-Temer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que uma eleição indireta para presidente, realizada pelo Congresso, geraria ainda “mais confusão” no país. Para o tucano, “o Brasil está há muito tempo de pernas pro ar, mas começa a assentar um pouco”. Portanto, “levar muito tempo em um julgamento que põe em risco a situação vigente terá consequências negativas”.

EQUADOR – O Conselho Nacional Eleitoral indica a vitória do socialista Lenín Moreno para a Presidência do Equador com 51,16% dos votos contra 48,84% do oposicionista Guillermo Lasso, que denunciou fraude. Lasso disse que pedirá uma recontagem e instou seus seguidores a defender sua candidatura “em paz”. Todas as pesquisas de opinião e de boca de urna apontavam a vitória de Lasso com 53,02% dos votos.

VENEZUELA – Logo que assumiu a presidência rotativa do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos nesta segunda, a Bolívia cancelou a reunião do órgão que iria discutir a crise na aliada Venezuela. O grupo de países que havia convocado a sessão extraordinária divulgou uma nota com um “forte protesto” à decisão do embaixador boliviano na OEA, Diego Pary.

PARAGUAI – Após governistas paraguaios aprovarem no Senado uma emenda que permite a reeleição, manifestantes contrários à medida invadiram uma ala do Congresso, depredando e incendiando instalações. Rodrigo Quintana, dirigente do Partido Liberal Radical Autêntico, principal sigla de oposição no país, foi morto pela polícia.

CIRO – Ciro Gomes reconheceu que poderá disputar a Presidência em 2018 mesmo que o ex-presidente Lula seja candidato. O pedetista havia dito que não “tinha vontade” de se lançar ao cargo caso o petista também entrasse no páreo. Ciro afirmou ainda que seus dois adversários mais fortes à sucessão presidencial são Lula e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele não aposta em uma candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria.

ABORTO – Uma nota técnica enviada pela Presidência da República à Advocacia-Geral da União defende que uma eventual descriminalização do aborto deve ser tratada no Legislativo. A ação foi ajuizada pelo PSOL e pelo Instituto Anis e tem a ministra Rosa Weber como relatora. A AGU tem prazo de cinco dias úteis para se manifestar, período que começou a correr na última sexta.

STF X RJ – O ministro do STF Dias Toffoli determinou o bloqueio de até R$ 129 milhões das contas do Tesouro do estado do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo Tribunal de Justiça local em razão do descumprimento de um acordo, firmado em 2016, em que o governo deveria repassar, até o dia 20 de cada mês, os recursos que o Executivo deve transferir aos outros poderes. O repasse dos valores de março não foi feito até agora.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.