Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 03/10/2016

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2016 15h59

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta segunda-feira (03), você confere aqui:

LULA X FILHO – O filho de Lula, Marcos Cláudio Lula da Silva (PT), não conseguiu se reeleger vereador em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Marcos recebeu 1.504 votos e ficou na 58ª colocação.

CONGRESSISTAS X ELEIÇÃO – Levantamento feito pela Folha mostra que 83 congressistas se candidataram para os cargos de prefeito ou vice nestas eleições, mas apenas 10 conseguiram uma vitória definitiva neste domingo. Outros 16 continuam na disputa no 2º turno. Dos já eleitos, 8 conquistaram a cadeira de prefeito, mas nenhum deles em capitais. Somente 4 conseguiram o comando de cidades grandes, com mais de 200 mil eleitores.

TEMER X ELEIÇÕES – O presidente da República, Michel Temer, afirmou que o alto índice de abstenção de eleitores no 1º turno das eleições municipais é um recado da população à classe política: “Não se pode relativizar a decepção da população com o partido A ou B. É uma mensagem que se dá à classe política brasileira para que ela reformule costumes inadequados. Mais de 25 milhões de eleitores (17,58 por cento) não compareceram às urnas para votar no 1º turno das eleições municipais em todo o país. O percentual é superior aos pleitos de 2012 e de 2008.

PGR x RENAN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou documento ao STF pedindo urgência em decisão sobre denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. O parlamentar é acusado de ter praticado os crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação foi instaurada em 2007 após a revista Veja revelar que o senador utilizava um lobista de uma empreiteira para bancar despesas pessoais da jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

LAVA JATO – Segundo a Foha de S. Paulo, a força-tarefa da Lava Jato, composta por delegados da Polícia Federal e procuradores do Ministério Público, em Curitiba, continua a crescer. A direção da PF autorizou a convocação de três novos delegados para atuar na operação. Com o acréscimo, o grupo passará a contar com 63 policiais federais, entre delegados, peritos e agentes. Até agora, foram 654 medidas de busca e apreensão nas 35 fases da Lava Jato.

TETO – A correção do piso dos gastos com saúde e educação pela inflação, prevista na PEC do Teto, que limita o crescimento das despesas do governo, só valerá a partir de 2018. A informação foi divulgada hoje pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o relator da proposta, deputado Darcísio Perondi, do PMDB do Rio Grande do Sul.

FOCUS – De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, o IPCA deve encerrar 2016 em 7,23%. Para 2017, os analistas mantiveram a estimativa em 5,07%. Já o PIB brasileiro deve fechar 2016 com uma recessão de 3,14%, e 2017 com alta de 1,30%.

HADDAD – Após o resultado da eleição em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que ligou para o prefeito eleito João Doria (PSDB) dando-lhe os parabéns, e colocando toda a equipe da prefeitura à disposição para efetuar “a melhor transição possível”. O petista defendeu o que chamou de seu “legado para a cidade” e declarou estar com a sensação de “dever cumprido”.

DISCURSO X FREIXO – O ato de comemoração pela passagem ao 2º turno de Marcelo Freixo, do PSOL, acabou virando um protesto anti-Temer, ontem, no Rio de Janeiro. Em discurso, Freixo afirmou que superar o candidato do PMDB, Pedro Paulo, na disputa foi tão importante quanto sua ida ao segundo turno: “Derrotamos o PMDB em homenagem à democracia brasileira. É a resposta a um partido golpista”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.