Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 05/10/2016

  • Por Jovem Pan
  • 05/10/2016 14h03

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta quarta-feira (05), você confere aqui:

PIMENTEL – O Superior Tribunal de Justiça, votou por 8 a 6, que é preciso autorização prévia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que essa Corte abra processo contra o governador Fernando Pimentel (PT). Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

TCU – O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta dar parecer pela rejeição das contas do governo Dilma Rousseff em 2015, a exemplo do que ocorreu em relação ao ano anterior. O documento será agora encaminhado ao Congresso, ao qual cabe julgar os balanços da União em definitivo.

FREIXO – O candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, disse que não pretende ter em seu palanque o ex-presidente Lula e a ex-senadora Marina Silva. PT e Rede devem oficializar, nos próximos dias, apoio à candidatura de Freixo no 2º turno da disputa carioca.

WYLLYS – O Conselho de Ética da Câmara instaurou ontem um processo contra o deputado Jean Wyllys (PSOL). Segundo a Mesa Diretora da Casa, o parlamentar quebrou o decoro ao cuspir em Jair Bolsonaro, do PSC, durante a sessão que decidiu dar continuidade ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. O relator do processo será escolhido pelo colegiado com base em uma lista tríplice formada pelos deputados Ricardo Izar (PP), Zé Geraldo (PT) e Leo de Brito (PT).

BOLSONARO – O Conselho de Ética da Câmara deu continuidade a um processo contra o deputado Jair Bolsonaro, acusado de fazer “apologia ao crime de tortura” no plenário da Casa. Em seu voto, o relator do caso, deputado Odorico Monteiro (Pros) sugeriu que a denúncia do PV seja aceita e que Bolsonaro seja processado por quebra de decoro. O parecer não chegou a ser votado em razão de um pedido de vista, que adiou a decisão para a semana que vem.

STJ X PALOCCI – O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, negou hoje pedido de habeas corpus feito pelo ex-ministro Antonio Palocci, e por seu assessor, Branislav Kontic. Ambos foram presos pela Lava Jato no mês passado. Em seu despacho, Fischer sustentou que a legislação só veda a detenção durante a corrida eleitoral daqueles que estiverem em liberdade.

BRASKEM – A Braskem, indústria petroquímica ligada à Odebrecht, começou a negociar acordos de delação premiada nos EUA e no Brasil. A companhia é alvo de processos de investidores americanos, sob acusação de ter inflado o preço de suas ações e ter pagado propina para fechar contratos na Petrobras. A Braskem busca um acordo nos EUA porque negocia ações na Bolsa de NY e pode ser multada se ficar provado que lesou investidores de lá.

RAUPP – O ministro do STF Teori Zavascki autorizou ontem a abertura de um novo inquérito para investigar o senador Valdir Raupp (PMDB). Ele é suspeito de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Segundo o delator Fernando Baiano, Raupp teria oferecido à empreiteira Brasília Guaíba a possibilidade de facilitar o acesso da empresa à Petrobras em troca de doações para sua campanha ao Senado, em 2010.

DELAÇÃO X RECALL – As informações colhidas no acordo de delação premiada de executivos da Odebrecht terão impacto direto em colaborações firmadas até agora pela Lava Jato com pelo menos outras duas empreiteiras, a Camargo Corrêa e a Andrade Gutierrez. Ambas foram informadas pelo MP sobre a necessidade de uma revisão em suas colaborações por possíveis inconsistências ou sonegação de informações reveladas após a entrega dos anexos da proposta de delação da empreiteira baiana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.