Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 10/03/2017

  • Por Jovem Pan
  • 10/03/2017 14h00

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta sexta-feira (10), você confere aqui:

CAIXA 2 – Segundo a Folha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, têm se reunido com líderes de todos os partidos para discutir a melhor maneira de aprovar a anistia ao caixa dois, além de um pacote mais amplo, incluindo anistia a doações oficiais nos casos em que o dinheiro for considerado de fonte ilícita. Os parlamentares querem delimitar uma linha divisória entre o que é caixa um, caixa dois e propina e evitar que todos fiquem no “mesmo bolo”.

MEIRELLES X LULA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, prestou depoimento como testemunha de defesa de Lula em ação penal da Lava Jato. Ao ser indagado sobre supostas práticas de corrupção ocorridas durante o governo Lula, Meirelles afirmou que não presenciou nada: “A minha relação com o presidente Lula era totalmente focada em assuntos relativos ao Banco Central e à política econômica e, nesta interação, eu nunca vi ou presenciei nada que pudesse ser identificado como algo ilícito ou ilegal”.

MORO X LULA – Durante audiência, o juiz Sergio Moro bateu boca com a defesa de Lula. Segundo o magistrado, os advogados do ex-presidente estão fazendo “propaganda política” do governo petista, o que é “inapropriado”. Moro indeferiu uma colocação de Cristiano Zanin Martins que perguntava ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se o governo de Lula “trouxe benefícios ao país, e não buscou benefícios pessoais”. O juiz entendeu que a resposta a esse questionamento seria uma opinião, e não um fato.

TEMER X ECONOMIST – Em entrevista à revista The Economist, o presidente Michel Temer afirmou que prefere ser impopular a ser populista. O peemedebista disse que entregará para seu sucessor em 2019 um país “de volta aos eixos”. A respeito do julgamento da ação no TSE que pede a cassação de sua chapa em 2014, o presidente declarou estar “tranquilo” e reafirmou que as doações recebidas foram feitas de maneira legal.

INFLAÇÃO – A inflação oficial do país desacelerou em fevereiro para 0,33%. Esse é o patamar mais baixo registrado para o mês desde o ano 2000, quando chegou a 0,13%. Em 12 meses, o IPCA está em 4,76%. As principais contribuições para o resultado de fevereiro vieram dos grupos “Transportes” e “Alimentação”.

CONTA DE LUZ – A Agência Nacional de Energia Elétrica admitiu que, por causa de uma falha, os brasileiros pagaram mais do que deveriam nas contas de luz no ano passado. O valor dessa cobrança indevida é de R$ 1,8 bilhão. Em nota, a Aneel afirmou que os valores cobrados a mais serão devolvidos aos consumidores por meio de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica.

PAPA – O papa Francisco expressou em uma entrevista ao jornal alemão “Die Zeit” estar aberto a “estudar” a possibilidade de homens casados virarem padres como alternativa à escassez de sacerdotes, principalmente em comunidades remotas. O papa já havia indicado em 2014 que o celibato de padres “não é um dogma” da Igreja. Segundo a agência de notícias AP, uma das pessoas que vêm pressionando Francisco a aceitar a ordenação é o cardeal brasileiro Claudio Hummes, amigo de longa data do pontífice.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.