Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 11/11/2016
O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta sexta-feira (11), você confere aqui:
MTST X PEC – O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto protestaram nesta sexta contra a PEC 241 bloqueando diversas rodovias da cidade de São Paulo – a Régis Bittencourt, a Anchieta e a Presidente Dutra. Em algumas delas, os manifestantes fizeram barricadas com pneus; em outras, atearam fogo em objetos para interditar o trânsito. Foram registradas mobilizações do MTST também no Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, além do DF.
PT X ELEIÇÃO – O PT extinguiu hoje o seu processo de eleição direta para escolher o presidente nacional do partido. O novo critério foi aprovado pelo Diretório Nacional da sigla, por 52 votos a favor contra 27. A partir da nova regra, os presidentes estaduais também passam a ser escolhidos indiretamente. Na mesma ocasião em que houver eleição direta para os diretórios municipais do PT, serão escolhidos delegados estaduais para participar das votações indiretas. Esses delegados vão eleger, por sua vez, os delegados nacionais, que vão escolhe o novo comando nacional do partido.
MAIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se movimenta para conseguir se manter no comando da Casa. Ele começou a analisar os cargos da Mesa Diretora que podem ser distribuídos em troca de apoio à sua reeleição, e a buscar pareceres de especialistas que embasem sua candidatura. Quando foi eleito em julho, após a renúncia de Eduardo Cunha, Maia tomou posse para um mandato-tampão com o consenso de que não caberia reeleição.
PIMENTEL – O jornal Correio Braziliense informa que a Procuradoria-Geral da República ofereceu uma segunda denúncia contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), no âmbito da Operação Acrônimo. Pimentel foi denunciado na última quarta sob acusação de corrupção passiva.
ANDRÉS – O ministro do STF Teori Zavascki autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado e ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez (PT) na Lava Jato. Ele é suspeito de cometer o crime de corrupção passiva – como o inquérito tramita em segredo de Justiça, não há detalhes sobre o caso. Segundo a Folha, a força-tarefa da Lava Jato investiga supostos pagamentos de propina no valor de R$ 500 mil pela Odebrecht ao vice-presidente do Corinthians André Luiz de Oliveira, ex-chefe de gabinete de Andrés.
OMC – A Organização Mundial de Comércio condenou vários programas da política industrial brasileira, considerando os incentivos ilegais. O Brasil deve recorrer da decisão. Atendendo a um pleito da União Europeia e do Japão, os juízes do órgão podem obrigar o país a extinguir ou reformar programas que beneficiam os setores automotivo, eletrônicos, aço, bens de capital, entre outros.
RIO DE JANEIRO – O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que pediu ao presidente Michel Temer e à secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, um período de trégua. A iniciativa foi tomada após o governador tomar conhecimento de um novo bloqueio de R$ 140 milhões da União nas contas do estado.
RJ X PLANALTO – O presidente Michel Temer reconheceu que a situação do estado do Rio de Janeiro é “seríssima” e que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, está “preocupadíssimo” com a questão da segurança pública. Em entrevista, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a pasta já trabalha com algumas alternativas para suavizar os efeitos da crise, como a gestão Temer tomar empréstimos junto a bancos privados internacionais, dando como garantia receitas futuras provenientes da exploração de petróleo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.