Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 13/05/2016
O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta sexta-feira (13), você confere aqui:
PETISTAS – Exonerados, cinco ex-ministros petistas investigados na Lava Jato devem ter seus casos encaminhados à Justiça Federal do Paraná. Nesta quinta, perderam o foro no Supremo Aloizio Mercadante, Edinho Silva, Jaques Wagner, José Eduardo Cardozo e Ricardo Berzoini. A tendência é que os processos dos 5 sejam levados à alçada do juiz Sérgio Moro.
ESQUERDA – Uma equipe da TV Globo, composta por cinco profissionais, foi atacada por esquerdistas durante a saída de Dilma do Palácio do Planalto. Entre os agredidos, estava a repórter Zileide Silva e uma produtora levou um chute nas costas.
PIMENTEL – A Justiça de Minas Gerais mandou suspender a nomeação da primeira-dama do Estado, Carolina de Oliveira, ao cargo de secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social no governo do marido, Fernando Pimentel. O casal é investigado na Operação Acrônimo, que apura suspeitas de irregularidades na campanha do petista ao governo de Minas em 2014.
MARANHÃO – Estudo feito a pedido do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB), aponta ser necessária a realização imediata de eleições para a presidência da Câmara, que desde o dia 5 é ocupada pelo vice Waldir Maranhão (PP). O texto deve ser submetido à análise da comissão. Se aprovado, segue para o plenário.
PIB – O Banco Central divulgou a prévia do PIB do país e pelo 15º mês consecutivo, o Brasil apresentou recessão. O IBC-Br caiu 0,36% em março na comparação com fevereiro. Com isso, terminou o 1º trimestre com recuo de 1,44% sobre os 3 meses anteriores.
AÉCIO – O ministro do STF Teori Zavascki avaliou que o segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB) não tem a ver com as investigações da Lava Jato e, por isso, deveria ser redistribuído a outro relator. O magistrado encaminhou o caso para análise do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, e sugeriu que o segundo pedido também fique com o ministro Gilmar Mendes.
MINISTÉRIO – Michel Temer fez hoje sua primeira reunião com seus 23 ministros. Ao contrário de Dilma, o presidente interino ampliou o espaço para congressistas dentro da Esplanada. Dos indicados, 13 são deputados ou senadores, o que representa 57% do total. Na nova gestão, foram contemplados parlamentares do PMDB, PSDB, PP, DEM, PPS, PV, PTB, PR e PSB.
GILMAR X POSSE – O ministro Gilmar Mendes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ficará no cargo até fevereiro de 2018, no lugar de Dias Toffoli. Mendes afirmou durante a cerimônia que a atual crise impõe ao país um clima de sobressalto, “como se, a cada manhã, os brasileiros se pusessem a postos para esperar o escândalo da hora”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.